segunda-feira, 28 de maio de 2012

Viagem de reconhecimento - Montreal

Fiquei pensando sobre o post de ontem e achei bacana voltarmos ao assunto de descobrir com outros olhos o lugar pra onde queremos nos mudar.
Depois de algumas pesquisas pela net, percebi que poucas pessoas falavam sobre essa etapa. Podemos chamar de viagem de reconhecimento.
No meu caso, fui pra Montreal super focada em trazer de lá o maximo de informaçoes bacanas de como seria morar por la.
Organizei minha viagem da seguinte forma:
. Tempo para o estudo, me matriculei no YMCA pra fazer um intensivão de frances
. Tempo pra curtir a cidade e seus pontos turísticos
. Tempo pra ir a fundo na burocracia local.
. Tempo pra brincar de faz de conta e pesquisar coisas reais de como seria morar por lá.

Vamos em partes!
O curso não tinha como mexer. Por sorte era em um lugar super central da cidade e toda ida pra lá era uma pira no faz de conta.

Pra conseguir curtir a cidade e seus pontos fui a fundo na parte de turismo! Lá tem muito parque legal, uns monumentos lindos e setores específicos como chinatown e a parte onde se concentram os teatros. Achei nesse blog uma lista das 100 coisas pra fazer por la e fui separando o que eu ia gostando e qdo ja estava por la ia só alterando o roteiro.
Vale uma lida!
http://brasilaocanada.blogspot.com.br/2009/07/100-coisas-para-fazer-em-montreal.html
Ameii a região de Jean drapeau. Lindo lindo! E no verão vale uma tarde inteira no picnic eletrônico. Sensacional!

Para a parte de burocracia achei um bureau de informaçoes pro pessoal de lá e fui na maior cara de pau.. Rs
É um lugar como um centro de informações onde tem departamentos do governo, de saúde, escola etc. Fui em cada um desses guiches e peguei os panfletos pra depois ler com calma. Minha pastinha ficou super cheia! Mas bem valioso. Peguei flyers de escola pra crianças, bolsas, como abrir conta e td mais que vc imaginar.
Com certeza mais da metade daquelas informações eu nao conseguiria pela net!

E na hora do faz de conta.... Ai a hora do faz de conta. Precisava de uma trilha sonora eterna!
Tentei ao máximo me sentir parte daquela cultura.
Fui muito ao supermercado, adorava ir no mercado municipal de Jean Talon provar as frutas da estação, comi pouttine (comida tradicional de lá), entrei em farmácia e foi demais. Imaginei uma casa pra gente por lá e fui ver alguns imóveis que estavam pra locar. Isso foi super importante pq com essa informação me diverti na Ikea "montando" nossa casa. Com tudo isso consegui valores reais de alimentação por mês, custos de energia, tv a cabo, celular, transporte e inclusive de mobiliar a casa na nossa chegada.
Perfeito! Agora o nosso plano podia ter continuidade com uma expectativa financeira real, atualizada e muito verdadeira. Feita exatamente pro perfil da nossa família.
Eu adorava depois do curso pegar o metro, meu mapa de Montreal e ir a algum novo ponto. Descia, conhecia e voltava pra casa. Amei alguns bairros, nao gostei de outros e com isso ficou muito mais fácil imaginar e montar nosso plano de ação pra imigrarmos.

Foram 20 dias que mudaram o rumo da nossa vida.
Uma por termos a certeza da mudança, outra por permanecer com a duvida se era lá ou não. Mas com certeza tinha quase todas as informações pra decidirmos isso da melhor forma possível.

Façam! Coloquem no seu plano de imigração pra conhecer o local escolhido antes! Devemos imigrar com consciência e nao ir fazer turismo pra depois encararmos a realidade!!

pra marcar!
lugares nota 1000.
marché jean talon
http://www.marchespublics-mtl.com/English/Jean-Talon/
ilha de jean drapeau

piknik eleronic






bjo e vamos que vamos!
o que não é fácil com certeza será bem mais divertido! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário